quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

WILLIAN EDWARD BURGHARDT DU BOIS



O sociólogo, historiador e ativista WILLIAN EDWARD BURGHARDT DU BOIS, nascido em 23 de fevereiro de 1868, no estado de Massachusetts (EUA), foi, ao longo da primeira metade do século XX, um dos principais nomes da luta pela justiça social e contra o racismo e é, até hoje, celebrado como o pai do movimento de tomada de consciência pelo povo negro da constante violência e violação de direitos a que era submetida.

Du Bois foi um ferrenho crítico das legislações segregacionistas (Leis de Jim Crow, que afetavam também asiáticos e outras minorias) e das práticas racistas que existiam em seu tempo, a exemplo dos linchamentos sofridos por mulheres e homens negros.

Du Bois, que já era considerado um dos precursores e pedra angular do movimento negro internacional, quando morreu em 27 de agosto de 1963, na capital ganesa, Acra, exatamente um dia antes da Grande Marcha de Washington, liderada por Martin Luther King. No ano seguinte, o governo dos Estados Unidos promulgava o Civil Rights Act, garantindo direitos iguais a brancos e negros.

Por: Jaqueline Ramiro/ Coordenadora Estadual PP AFRO RIO
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário